Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rapidez e sigilo

Guarapuava contará com Centro de Mediação e Arbitragem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 mar 2017 às 10:05

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Faculdade Campo Real, de Guarapuava, lançou na quarta-feira (22) o projeto do Centro de Mediação e Arbitragem. A apresentação aconteceu no Salão Nobre Embaixador José Osvaldo de Meira Penna, durante o III Simpósio de Direito Civil e Direito Processual Civil, promovido pelo curso de Direito.

O Centro de Mediação e Arbitragem será desenvolvido pelo Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da faculdade. A arbitragem é um método extrajudicial de solução de processos, através do qual as partes nomeiam o árbitro para decidir a controvérsia. O centro oferecerá várias vantagens, como: rapidez, sigilo, simplicidade, boa relação, custo e benefício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ação será aplicada em contratos que contemplem direitos patrimoniais disponíveis, como contratos de prestação de serviços, compra e venda, contratos particulares e também contratos de administrações públicas, na área de licitações, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná


A arbitragem é regulamentada pela Lei 9.307/96 e a Sentença Arbitral, proferida pelo árbitro, produz os mesmos efeitos da Sentença Judicial. "O projeto é totalmente inédito para a região de Guarapuava. A ação está sendo pensada e cuidada por uma instituição de ensino, através do curso de Direito. Assim como oferecemos uma graduação de excelência, o serviço prestado pela nossa arbitragem também será de excelência", acredita a professora e coordenadora do projeto, Jeciane Golinhaki.

Publicidade


O EPJ trabalhará em rede com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), envolvendo as associações comerciais de todos municípios da região. "Os comerciantes ou pessoas interessadas, que possuem alguma situação pendente, podem procurar o EPJ ou associação comercial da sua cidade. Elas preenchem o formulário com as informações necessárias e pagam uma taxa administrativa. Esse valor é revertido para notificar outra parte e nos procedimentos que geram custos", explica.


O projeto será organizado nos seguintes procedimentos: solicitação do procedimento arbitral; audiência inaugural e custas administrativas; compromisso arbitral e calendário processual; instrução, produção de provas e manifestações; pagamento honorários arbitrais; e sentença. A expectativa é que as ações possam ser solucionadas em até seis meses. "O processo é muito similar ao que acontece no fórum. Porém, na arbitragem o juiz designado é um árbitro, que é um profissional de referências naquele determinado assunto do objeto do contrato. Nesse processo os procedimentos são mais rápidos e simples", esclarece a professora.

Publicidade


Além dessas vantagens, o Centro de Mediação e Arbitragem poderá trabalhar com contratos internacionais, que não estão disponíveis na justiça comum. Os documentos poderão ser elaborados com outros países, com os acordos e direitos de cada nação.


O projeto envolverá os professores e acadêmicos do curso de Direito, como também de outras graduações, tornando a ação multidisciplinar. Ainda segundo a professora, os valores das taxas para os procedimentos dos processos são bem menores em comparação as demais arbitragens do Paraná.

O Escritório de Prática Jurídica está localizado na rua Frei Caneca, 3456, bairro Santa Cruz. O atendimento é realizado segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17. O telefone para contato é (42) 3621-5200, ramais 108, 111 ou 112.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo