Vinte e oito presos foram resgatados por dois homens armados na noite de domingo da Delegacia de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o superintendente Sérgio Ribeiro, os dois homens entraram armados com revólveres calibre 38 e renderam os dois plantonistas que estavam no local.
Os policiais foram obrigados a entregar as chaves das seis celas da delegacia, com capacidade para 24 presos e que abrigava na oportunidade 55 detentos. "Eles abriram todas as celas e fugiram apenas os presos considerados mais perigosos. Os que ficariam mais tempo no sistema penitenciário", analisou Ribeiro.
A Polícia Militar foi acionada para fazer um bloqueio na região, acompanhada por policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Houve troca de tiros e quatro pessoas foram recapturadas. Claudemir de Paula Araújo, Reginaldo Alves da Silva e Maurício Bastian de Góes retornaram para a delegacia. Anderson Correa, acusado de assalto, levou um tiro na perna e foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital de São José dos Pinhais.
Leia mais:
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
A suspeita é a de que o alvo era o resgate de apenas dois presos: Rogério Aparecido Bertolin, 23, preso por homicídio, assalto e porte ilegal de arma; e Rodrigo Bertolin Coelho, 20, acusado de homicídio e assalto. Os dois são irmãos. Na semana passada, um telefone celular de propriedade de Rogério Bertolin teria sido encontrado numa das celas, o que acabou levantando a suspeita de um possível resgate de presos.
Os plantões foram reforçados. Mas no domingo, no momento da fuga, um dos investigadores estava atendendo uma ocorrência fora da delegacia. "Vamos investigar", complementou o superintendente. Ele descartou facilitação da fuga por parte dos policiais de plantão.
Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira