O governador Roberto Requião defendeu nesta quinta-feira (10) à noite, ao participar da inauguração da unidade do Sesc em Foz do Iguaçu, que o Hotel Cataratas seja repassado para a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e transformado num hotel-escola. "Desta forma poderemos melhorar o padrão da hotelaria na região de fronteira", afirmou o governador.
Requião disse que o governo do Estado se propõe a fazer uma ampla reforma no Hotel das Cataratas, com o apoio do Sesc, Senac e da Fecomércio, entidade ligada à CNC, para transformar o local num grande centro de treinamento e aperfeiçoamento dos trabalhadores dos hotéis e restaurantes de Foz do Iguaçu e região.
O governador deixou claro que não deseja ver o Hotel das Cataratas, considerado um patrimônio nacional, entregue a um grupo estrangeiro, como foi determinado pelo processo de licitação aberto pelo governo federal e vencido por um grupo inglês, o mesmo que administra o Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A Justiça de Brasília concedeu liminar à empresa Tropical Hotéis e Resorts Brasil, que administra o Hotel das Cataratas há 49 anos, impedindo a divulgação do vencedor da licitação para administrar o empreendimento. Agora, a divulgação do vencedor só sairá depois do julgamento do mérito da ação impetrada pela Tropical.
Esta é a terceira vez que a licitação é suspensa. Só que agora o governo do Paraná e o sistema Fecomércio entram na disputa para evitar que o Hotel Cataratas seja entregue a grupos estrangeiros.