O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), suspendeu neste sábado (30) a entrada de turistas na Ilha do Mel, que já atingiu o limite máximo de 5 mil visitantes por dia. De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, em média 20% das pessoas visitam a ilha por apenas um dia, portanto há uma rotatividade no n~umero de visitantes entre a Ilha e o continente (e vice-versa).
"A partir do momento que estes turistas retornam ao continente, nós poderemos liberar a entrada de novos grupos. O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai", explicou Rasca. Segundo ele, a Ilha do Mel possui um limite para o recebimento de visitantes, o que deve ser respeitado.
O chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, disse que os proprietários de campings e pousadas também devem respeitar a infra-estrutura para que não haja dano ao meio ambiente. "Estamos falando de uma unidade de conservação e a superlotação prejudica o bem-estar do próprio turista e da ilha também", lembrou.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
No terminal de embarque de Pontal do Sul, as a venda de passagens para travessia de barcos fica suspensa quando a Ilha atinge o número máximo de visitantes. Como alternativa de passeio turístico, funcionários da Eco Paraná oferecem aos turistas - que chegam ao terminal com destino a Ilha do Mel - passeios de quatro horas para a Ilha das Peças, também conhecida como Ilha dos Golfinhos, a partir de R$ 10,00.
A Eco Paraná e o IAP, que administram o terminal de embarque, alertam para que os turistas procurem informações sobre o número de vagas antes de se deslocar até Pontal do Paraná para uma visita a Ilha do Mel. O telefone do terminal é (41) 3455-1690.