O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) interditou nesta sexta-feira (01) por tempo indeterminado o Terminal Integrado de Cargas (TIC) da Ferropar, em Cascavel, por descumprimento do Plano de Controle Ambiental e funcionamento sem as Licenças Ambientais de Instalação e Operação.
Foram interditadas também as atividades das empresas América Latina Logística (ALL), Gemon - Geral Engenharia e Montagens, FAO Empreendimentos e Participações LTDA e POUND S.A que funcionam dentro do Terminal. Estas empresas já haviam sido multadas em R$ 1,5 milhão, cada uma delas, em janeiro deste ano.
Foram investidos cerca de U$ 360 milhões na construção do TIC que atualmente está com 80% da sua capacidade ociosa.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Durante vistorias, técnicos do IAP concluíram que o Plano Diretor de ocupação da área havia sido alterado necessitando a apresentação de Plano do Controle Ambiental (PCA) atualizado para liberação das Licenças de Operação e Instalação do Terminal.
O PCA exigia a implantação de obras de contenção e controle de erosão e apresentação relatórios trimestrais sobre o andamento da execução destas obras. No entanto, o cronograma não foi cumprido pelo TIC.
De acordo com o IAP as áreas iniciais destinadas pelo PCA para conservação ambiental estavam sendo ocupadas por novos empreendimentos como armazéns, estacionamento, depósito de calcário e até mesmo plantio de soja. Estes fatores implicaram no aumento do escorrimento das águas superficiais provocando inúmeros pontos de erosão interna, muitos deles em estágio avançado (voçoroca), atingindo propriedades vizinhas e assoreamento de rios da região.
Informações da AEN