Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cascavel

IAP interdita terminal da Ferropar

Redação - Folha News
02 abr 2005 às 09:47
Continua depois da publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) interditou nesta sexta-feira (01) por tempo indeterminado o Terminal Integrado de Cargas (TIC) da Ferropar, em Cascavel, por descumprimento do Plano de Controle Ambiental e funcionamento sem as Licenças Ambientais de Instalação e Operação.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Foram interditadas também as atividades das empresas América Latina Logística (ALL), Gemon - Geral Engenharia e Montagens, FAO Empreendimentos e Participações LTDA e POUND S.A que funcionam dentro do Terminal. Estas empresas já haviam sido multadas em R$ 1,5 milhão, cada uma delas, em janeiro deste ano.

Continua depois da publicidade


Foram investidos cerca de U$ 360 milhões na construção do TIC que atualmente está com 80% da sua capacidade ociosa.


Durante vistorias, técnicos do IAP concluíram que o Plano Diretor de ocupação da área havia sido alterado necessitando a apresentação de Plano do Controle Ambiental (PCA) atualizado para liberação das Licenças de Operação e Instalação do Terminal.


O PCA exigia a implantação de obras de contenção e controle de erosão e apresentação relatórios trimestrais sobre o andamento da execução destas obras. No entanto, o cronograma não foi cumprido pelo TIC.

Continua depois da publicidade


De acordo com o IAP as áreas iniciais destinadas pelo PCA para conservação ambiental estavam sendo ocupadas por novos empreendimentos como armazéns, estacionamento, depósito de calcário e até mesmo plantio de soja. Estes fatores implicaram no aumento do escorrimento das águas superficiais provocando inúmeros pontos de erosão interna, muitos deles em estágio avançado (voçoroca), atingindo propriedades vizinhas e assoreamento de rios da região.

Informações da AEN


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade