Embora a frente fria que atinge a Região Sul esteja com seu eixo mais instável posicionado sobre o oceano, esse sistema ainda induz a formação de áreas de instabilidade sobre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande Do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuvas e trovoadas fortes em áreas isoladas no centro, oeste e sul do Paraná e no norte, oeste e sul de Santa Catarina durante todo o dia nesta terça-feira (28). Devem ocorrer pancadas de chuva também no norte, oeste, centro e leste do Rio Grande do Sul.
As chuvas que atingem o Sul desde segunda (27) são benéficas para a agricultura de Santa Catarina. Deve chover no estado até a próxima sexta-feira (2). Entretanto, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a previsão para a primeira quinzena de março é de tempo seco com pouca chuva no estado.
A Defesa Civil atualizou nessa segunda-feira o relatório com os decretos de situação de emergência devido à estiagem. Não houve alteração no número de municípios atingidos, que permanece em 96. A seca afeta diretamente 595 mil pessoas e as perdas na produção agrícola se aproximam de R$ 600 milhões.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A população está sendo orientada, por meio de uma cartilha divulgada pela Defesa Civil, sobre como agir neste período. Entre as recomendações estão usar a água apenas para higiene e alimentação, evitar banhos demorados e não jogar cigarros ou fósforos acesos nas margens de rodovias.