Contribuintes do ISS e do IPTU em atraso com o pagamento de seus débitos poderão aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba (Refic), que está sendo lançado pela Secretaria Municipal de Finanças. A adesão poderá ser feita até 30 de abril, no prédio central da Prefeitura, nas Ruas da Cidadania, pela Internet e nos Faróis do Saber com pontos de Internet pública.
O Refic oferece ao contribuinte a possibilidade de parcelar a dívida com taxas menores e prazos maiores. O parcelamento poderá chegar a 120 meses e vale também para contribuintes inscritos em dívida ativa, com ações ajuizadas ou a ajuizar.
Antes do lançamento do programa, a negociação para pagamento dos atrasados estava limitada a 60 parcelas e previa a correção mensal pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE), mais 1% ao mês. Com o Refic, além do alongamento do prazo, a correção das parcelas mensais é realizada pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, fixada pelo Banco Central).
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Nesta nova edição do programa, é possível a adesão pela Internet. O contribuinte em débito poderá acessar o site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e se cadastrar no Refic. Os contribuintes que parcelaram seus débitos antes do Refic poderão aderir ao programa e, neste caso, o prazo de 120 meses vai considerar o número de parcelas vencidas até a data de adesão.