A Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) de Jataizinho vai realizar um simulado de comunicação interna via rádio frequência durante toda a manhã deste sábado (7). O exercício pretende treinar e preparar seus membros para a comunicação eficiente, utilizando-se de ferramentas preciosas quando não existe mais sinal de telefone, de internet e energia elétrica no município - no caso, radiofrequência, também conhecida como radioamador.
O treinamento visa preparar as redes de defesa civil para situações de emergência como a enfrentada em janeiro de 2016, em que toda região Norte do Paraná recebeu, em dez horas, a quantidade de chuva esperada para todo o mês. Na ocasião, em consequência do alto volume de chuvas, o rio Jataizinho subiu cerca de três metros e transbordou, deixando moradores desabrigados. Na região de Londrina, os estragos atingiram mais de 12 mil pessoas.
A Comdec de Jataizinho vai contar com o apoio dos voluntários inscritos na Reer (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores), regional Londrina, grupo responsável em auxiliar nas operações de comunicação em casos como este em todo estado. Em Londrina, o grupo atua ativamente e auxilia, além da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 3ª Corpdec, as Comdec que são ativas na região norte do Paraná.
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Os principais objetivos do simulado é aperfeiçoar os procedimentos de comunicação interna dos membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Jataizinho, seus voluntários, os membros do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) de Jataizinho, os membros da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (Reer) Londrina, os membros da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Londrina), os militares do 3º Grupamento de Bombeiros (GB) de Londrina e, a Polícia Militares (PM) de Jataizinho.
O simulado
Segundo a Comdec, além desse exemplo, existem outros objetivos que deve ser buscado no simulado como:
1 - Aperfeiçoar as equipes de voluntários da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e profissionais das áreas de Assistência Social e Saúde de Jataizinho, no atendimento de resposta na ativação do Plano de Contingência da Defesa Civil de Jataizinho com foco na preservação e socorro a vida.
2 - Orientar os moradores e munícipes que residem no entorno das áreas de risco onde será realizado a simulação.
3 - Estimular e identificar moradores das áreas de risco a auxiliarem nas atividades de prevenção, monitoramento e comunicação para alertas e acionamento das equipes de atendimento e respostas da Coordenadoria de Defesa Civil de Jataizinho.
4 - Aperfeiçoar e atualizar o Plano de Contingência da Coordenadoria de Defesa Civil de Jataizinho, através de análise técnica dos seus membros quanto às ações executadas no simulado.