Um caminhoneiro levou um susto na noite de quarta-feira (15) em Bela Vista do Paraíso, na Região Metropolitana de Londrina. Chegando de uma viagem do Mato Grosso, ele encontrou uma cobra escondida no rodado do veículo.
A Defesa Civil da cidade fez o resgate do animal e o réptil foi encaminhado para a Polícia Ambiental em Londrina. De acordo com o soldado Hélio, que participou da captura, a cobra é uma jiboia de cerca de 1,6 metro.
Em entrevista ao Portal Bonde, o comandante da Polícia Ambiental, capitão Ricardo Eguedis, deu dicas de como proceder em caso de encontrar um animal silvestre. Eguedis orientou que as pessoas acionem um órgão responsável e garantam a integridade do bicho.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"Infelizmente nesses casos as pessoas muitas vezes tentam sacrificar o bicho. Nosso pedido é que não façam isso, preservem a vida do animal para que ele possa ser reinserido no meio ambiente".
Entre os procedimentos, o capitão indicou que o ideal é tentar isolar o local onde o animal está. Com a segurança garantida, o passo seguinte é colocá-lo em alguma caixa para que ele não escape.
"Quando se perde, o animal silvestre fica desorientado, então nessa situação é mais risco para ele do que para o ser humano. O bicho só vai atacar por segurança. O ideal é não mexer com ele ou então colocá-lo em algum recipiente e acionar a Polícia Ambiental ou outro órgão apto a fazer a captura".
Sobre o caso específico da cobra encontrada no caminhão, Eguedis disse que não é comum o tipo de captura na região. Para o capitão, provavelmente a cobra procurou o rodado do veículo para poder se aquecer.
O réptil vai passar por avaliação veterinária antes de ser reinserido no ambiente. A jiboia apresenta bom estado de saúde e não apresenta indícios de domesticação.