O Guairão teve sua platéia lotada anteontem à noite, para a festa da entrega do 6º Prêmio Saul Trumpett, voltado aos melhores da música paranaense de 2000. O idealizador e realizador do evento, Cleverson Garret, comentou que "demos pequena mostra da nossa qualidade". A jornalista Simone Mattos, da Folha Dois, levou o prêmio de melhor jornalista da área cultural.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Folha recebe uma estatueta do Prêmio Saul Trumpett. No ano anterior foi a vez de Zeca Corrêa Leite, contemplado na mesma categoria. Enquanto realizava-se a sessão no Teatro Guaíra, Simone trabalhava noutro ponto da cidade - estava cobrindo o desfile do Crystal Fashion. Foi representada pelo Zeca.
A jornalista soube da boa-nova quase simultaneamente. Um amigo localizou-a pelo celular. "A princípio pensei que fosse brincadeira. É claro que fiquei muito feliz, honrada com a escolha. Enfim, concorria com dois colegas que são profissionais de respeito. Foi uma surpresa muito grande; acho que se estivesse no teatro, ficaria muda".
Leia mais:
Filhote de onça é devolvida à natureza após ser resgatada de árvore de 20 metros no PR
Com objetivo de monitorar e combater incêndios, Paraná usa dados do INPE e da NASA
Pedágio: ANTT aprova os editais de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná
Programa da Itaipu aprova quatro projetos de extensão da Uenp
Outra grande surpresa foi a escolha do CD "Uns Caetanos", com o grupo O Tao do Trio, como o melhor do ano. Gravado em 2000 para a gravadora CID, o disco e terá distribuição nacional nos próximos dias. Seu lançamento oficial acontece a partir de hoje com um show que permanece até domingo no Teatro do Paiol. O Tao do Trio é formado por Cristina Lemos, Helena Bel e Suzie Franco.
É supreendente mesmo", concordou Cristina Lemos. "Com chave de ouro estamos abrindo nossa carreira paranaense e nacional, porque na próxima semana o CD estará em todas as lojas". Helena Bel entendeu como um presente do destino ganhar o prêmio de certa forma antecipado. "É um privilégio". Suzie Franco acrescentou que este não é um prêmio só dos vencedores, mas "de todo mundo: dos artistas que vieram antes, da galera que veio antes da gente, fez a história e agora estamos tentando fazer com que ela se projete no cenário nacional".
A poeta Alice Ruiz assinou com Gabriel Teixeira, da banda Black Maria, a melhor música do ano: "Basho". Para ela foi uma conquista, sobretudo por ser um reconhecimento paranaense. "A gente sempre tem a impressão que primeiro deve ser reconhecido fora para depois ser em casa. Então é altamente significativo".
Outro fator importante foi a afetividade que nutre por Gabriel: "O pai dele estava em minha casa quando alguém veio buscá-lo porque o Gabriel estava para nascer. Então a gente é de duas gerações mesmo e quando compomos estamos ali, trabalhando de igual para igual. O prêmio mostra, de uma vez por todas, que conflito de gerações não está com nada".
Dois grupos do interior foram selecionados ao troféu: "Afrodizia", de Maringá, e "Clínica Tobias", de Laranjeiras do Sul. A presença dos músicos que rodaram quilômetros para chegar a Curitiba deu ao evento um peso ainda maior.
"Isso mostra que há uma efervescência na música do Paraná. Ela está acontecendo, tem qualidade", afirmou Garret. Prova disso, acrescentou, foi a Relespúbblica ter se apresentado no último Rock in Rio e a Le Figarro ter vendido 15 mil cópias de seu CD e a maringaense Afrodisia ter uma de suas músicas incluída na "Malhação".
Veja a relação completa dos vencedores do 6º Prêmio Saul Trumpett - 2001:
Melhor cantor: Alexandre Nero (Grupo Fato)
Melhor cantora: Sandra Ávila
Melhor CD: "Uns Caetanos" (Grupo O Tao do Trio)
Melhor compositor: Reinaldo Godinho
Melhor instrumentista: Paulo Branco
Melhor grupo musical: Sinha Vitória
Destaque: Afrodisia
Melhor música: "Basho" (Alice Ruiz e Gabriel Teixeira)
Melhor vídeo-clip: Sr. Sol, do Grupo Black Maria, direção de Raul Machado
Melhor arranjo: Yanomami"sblues, do Grupo Wahari (arranjos de Augusto e Gustavo Weber)
Melhor capa/encarte de CD: Grupo Fato - Oquelatá Quelateje
Melhor show: Oquelatá Quelateje
Revelação: Banda Única Coisa
Melhor jornalista especializado: Simone Mattos - Folha do Paraná
Caderno de Cultura: Caderno G - Gazeta do Povo
Melhor programa de TV: Enfoque Cultura - TV Educativa/Paraná
Melhor programa de rádio: Instrumentistas Brasileiros - Rádio Educativa FM 97.1
Melhor produtor: Amarildo Anzolimn, Lúcio Machado e Marcelo Borges da banda Única Coisa