O juiz federal Zuudi Sakakihara, da 1ª Vara Federal de Curitiba decidiu dar prazo de 72 horas para que a União, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Prefeitura de Curitiba se manifestem com relação à ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal na última sexta-feira.
O órgão requereu, liminarmente, a contratação imediata de 180 profissionais para atender setores críticos do Hospital de Clínicas (HC), que estão sob risco de fechar por conta da falta de pessoal. A ação pede, ainda, que o município seja responsabilizado pelo atendimento dos pacientes que, eventualmente, não forem assistidos pelo HC.
A UFPR informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que até o final da tarde desta segunda-feira não havia sido notificada da decisão judicial. Antecipou, no entanto, que a universidade não tem autonomia para fazer a contratação de funcionários. Para pôr fim à greve dos servidores dos hospitais universitários, no ano passado, o governo federal se comprometeu a realizar concurso, mas até agora não houve confirmação.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A Prefeitura de Curitiba comunicou, por meio da assessoria de imprensa, que só irá se pronunciar depois de receber a notificação da Justiça.