O Paraná ganhou nesta quinta-feira o primeiro laboratório do país que fará exames de paternidade gratuitos para famílias carentes que estão com processos na justiça. Trata-se do Laboratório de Genética Molecular Forense (LGMF), inaugurado no Instituto de Criminalística do Paraná, que irá realizar exames de DNA com dupla função: ajudando nas investigações da polícia para a identificação de criminosos, e na comprovação de paternidade nos casos que tramitam na justiça.
O laboratório foi construído com recursos de R$ 922 mil, numa parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundo da Infância e Adolescência (Cedca/PR-FIA) -que investiu R$ 600 mil- e as secretarias de Estado da Justiça e da Segurança Pública, que participam do programa com técnicos treinados e o espaço físico.
Os governos de São Paulo e Distrito Federal já possuem laboratórios próprios para exame de DNA, mas são usados apenas para solucionar casos criminais. O Paraná é o primeiro a atender gratuitamente também os exames de paternidade.