O governador Roberto Requião sancionou nesta quarta-feira (15) lei estadual que isenta do pagamento os moradores de municípios onde existam praças de pedágio, desde que seus veículos estejam emplacados ali. A lei garante, por exemplo, que moradores de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) não paguem para utilizar a BR-277 entre Curitiba e Paranaguá.
A isenção deve beneficiar os proprietários de mais de 430 mil veículos o equivalente a 11% dos 3,8 milhões de automóveis registrados no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) emplacados em 27 municípios onde estão instaladas praças de pedágio. O benefício só vale para a cidade que consta na placa do carro.
A lei estadual 291/07, aprovada em julho pela Assembléia Legislativa, entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer até o final desta semana. "De imediato o Departamento de Estradas de Rodagem vai se mobilizar no sentido de fiscalizar e garantir o cumprimento da lei", diz o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.
Leia mais:
Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná
No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
"Muitos moradores dessas cidades passam pelas praças diversas vezes por dia, na maioria delas para trabalhar", escreve na justificativa o autor do projeto de lei, deputado Antonio Anibelli. As 27 praças de pedágio administradas pelas seis concessionárias que administram 2,5 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais arrecadaram cerca de R$ 750 milhões em 2006, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
As informações são da Agência Estadual de Notícias.