O primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2009/2010 foi divulgado nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Dos 48 locais monitorados, 33 estão próprios para banho. O resultado representa que 68% dos locais estão próprios para o banho de mar.
Encontram-se impróprios para banho dois pontos localizados na Ilha do Mel - praia de Encantadas; dois pontos localizados no município de Pontal do Paraná – em Pontal do Sul e Ipanema; dois pontos monitorados em Guaratuba – na Barra do Saí e praia de Caieiras. Já no município de Matinhos seis pontos foram considerados impróprios para banho: três pontos monitorados no balneário de Rivieira, um ponto no balneário Flamingo, um ponto em frente ao Sesc de Matinhos e outro na Prainha de Caiobá.
Já em relação aos cinco pontos monitorados em água doce (rios), três apresentaram qualidade da água imprópria para banho. São eles: a Ponta da Pita, em Antonina, rio do Nunes, em Morretes e rio Nhundiaquara no Centro de Morretes.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Os resultados das análises serão semanalmente até o final do mês de março, nos endereços eletrônicos www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br.
Para um local ser classificado como próprio para banho, pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 escherichias coli para cada 100 mililitros de amostra. Apresentando mais de 2 mil coliformes fecais por 100 mililitros, o local é considerado impróprio para banho.
Alerta - O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.