Integrantes da Operação Pinheiral, do Exército Brasileiro, visitaram nesta quinta-feira (1º) mais uma série de estruturas estratégicas para a Copa do Mundo 2014. Os militares estiveram na Urbanização de Curitiba (Urbs), onde conheceram o núcleo de operação do sistema de transporte coletivo, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e também da Guarda Municipal.
O diretor do Gabinete de Gestão da Urbs, Júlio Paulo Panício, fez uma apresentação do sobre o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que mostra em tempo real como está o tráfego e, simultaneamente, informa os motoristas por meio de painéis eletrônicos.
O general Fernando Soares e Silva falou sobre a importância deste sistema para a Copa. "Este sistema de controle operacional é muito importante no planejamento de segurança, principalmente quando os equipamentos são compartilhados". A ferramenta on-line, conectada por fibra ótica, e os demais equipamentos foram avaliados pelos militares, que estavam acompanhados pelo secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
A estrutura de monitoramento possui 600 câmeras e 694 painéis e conta com uma equipe de técnicos e operadores que atua 24 horas.
No período da tarde, a comissão esteve no Aeroporto Internacional Afonso Pena, onde foram recebidos pelo superintendente da Infraero, Antonio Pallu. Os militares assistiram a uma apresentação do projeto de ampliação do aeroporto e também de mapas de pontos estratégicos.
Hoje, a capacidade do Afonso Pena é de 8 milhões de passageiros por ano e deve passar para 14 milhões até 2014. Algumas obras já foram finalizadas, como o novo estacionamento com capacidade para 2,2 mil vagas, o Terminal de Cargas e o recapeamento da pista principal.