O ministro da Saúde, Humberto Costa, assinou portaria em Curitiba cadastrando 208 leitos de UTI em 17 hospitais do Paraná, dos quais 86 na capital. O Paraná tem hoje 28.498 leitos hospitalares, dos quais só 2,68% são de UTI. O preconizado pelo ministério é de no mínimo 4% do total de leitos existentes. Com o cadastramento desses 208 leitos, o percentual subiria para 3,42%.
Em Curitiba, os novos leitos de UTI ficam assim distribuídos: 14 para adultos e 8 especializados no Hospital de Clínicas; 6 para adultos, 3 pediátricos, 2 neonatais e 4 especializados no Hospital Nossa Senhora das Graças; 12 para adultos e 10 especializados no Cajuru; 9 para adultos no Hospital Modelo; 18 para adultos e 10 especializados na Santa Casa de Misericórdia.
A rede hospitalar do SUS/Curitiba dispõe de 150 leitos de UTI para adultos; 58 leitos de UTI para recém-nascidos; 34 leitos de UTI pediátrica e 73 leitos de unidade de acompanhamento intensivo, para casos menos graves.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Com a crise em vários municípios do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde autorizou a requisição, em caso de necessidade, de leitos de UTI em hospitais não vinculados ao SUS/Curitiba. A idéia é evitar que a falta de leitos no interior tenha como conseqüência a vinda de pacientes para a capital, sobrecarregando os serviços da rede municipal.
Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba