Moradores do bairro Alto da XV, em Curitiba, estão recorrendo à Justiça para impedir a instalação de uma Estação de Rádio Transmissão (ETR), uma espécie de antena de telefone celular, na rua Coronel Assunção. Em dezembro, os moradores obtiveram uma liminar na Justiça suspendendo a instalação. Porém, na semana passada a empresa responsável pela antena - a Net Tell - conseguiu suspender os efeitos da liminar e retomou o processo instalação.
"Vamos responder ao recurso no Tribunal de Justiça e mostrar as irregularidades que existem na instalação dessa antena", diz um dos moradores, Franciso Santarrosa Esmanhoto.
A suspensão da instalação foi conseguida com base na portaria municipal 183/2000, que proíbe a instalação de ETRs em áreas consideradas zonas residenciais (zr3), como o bairro Alto da XV. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, a autorização foi obtida pela empresa antes da entrada em vigência da portaria, por isso ela teria direito de instalar o equipamento no local.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Na prefeitura, a instalação está legal. Mas a antena só terá licença de funcionamento quando for realizada uma vistoria de engenheiros municipais. A Folha tentou contato com a empresa, mas não conseguiu. O número não consta no serviço telefônico.
Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira