Seguindo a Jornada Nacional de Mobilizações das Mulheres que esse ano traz nacionalmente a Campanha contra o uso dos agrotóxicos na região sul do Paraná, aproximadamente 300 mulheres da Via Campesina vão se reunir nesta sexta-feira (11) em Ponta Grossa (cidade-pólo).
As mulheres estarão mobilizadas na cidade porque a região concentra várias indústrias, entre elas Cargill e Bunge, que produzem insumos agrícolas e venenos, levando a contaminação dos trabalhadores e trabalhadoras e o aprofundamento da crise ambiental e das mudanças climáticas.
O ato terá início pela manhã, onde será realizada uma marcha até a Praça dos Polacos, panfletagem e partilha de alimentos da agricultura familiar camponesa em contra ponto a esse modelo que ameaça a biodiversidade, e a produção de alimentos saudáveis.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Esse ano no estado as mobilizações tem caráter de estudo, e estão ocorrendo em diversas regiões no decorrer do mês de março, o que mobilizará aproximadamente 2.500 mulheres.
As lutas têm como tema denunciar o agronegócio e os agrotóxicos, que fez o Brasil levar o título de "campeão" no consumo de venenos, e também mostrar os malefícios causados pelo seu uso. (As informações são da Assessoria de Comunicação do MST)