Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em rede de supermercados

Nove mil garrafas de azeite de oliva fraudado são apreendidas no Paraná

Redação Bonde
01 dez 2023 às 18:19
- MAPA/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de nove mil garrafas de azeite de oliva fraudado foram apreendidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) em uma rede de supermercados, durante uma operação de fiscalização realizada no mês de novembro, nos municípios de Paranaguá e Guaratuba, no litoral paranaense. O produto foi identificdo como azeite de oliva extravirgem de origem espanhola.


Durante a fiscalização, foram encontradas caixas que eram ultilizadas pelos fornecedores das garrafas vazias, ultilizada para embalar o azeite fraudado. Também foram verificados dois tipos de cápsulas de fechamento das garrafas do produto apreendido e as caixas onde estavam apresentavam inscrições em protuguês e sem qualquer identificação do produto em espanhol.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também foram enviadas amostras para o LabRMN (Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear) da UFPR (Universidade Federal do Paraná), onde foram minuciosamente analisadas, utilizando-se a técnica de espectrocospia de ressonância magnética nuclear, que possui a capacidade de identificar a composição de óleos vegetais, incluindo o azeite. Os testes foram conduzidos diretamente nas amostras do produto coletado. Após a conclusão da análise foi comprovado que o produto não era azeite de oliva e que o óleo utilizado na fraude era óleo de soja.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região de Londrina

Proposta de novo viaduto pretende melhorar fluxo na BR-369, no Norte do Paraná

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Programa 'Viaja mais 60' vai incentivar viagens turísticas para pessoas idosas no Paraná

Imagem de destaque
Primeiras regras

Paraná começa a regulamentar medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Quarenta bichos alojados

IAT encaminha animais resgatados durante operação de combate ao tráfico


O laudo também apontou que as duas amostras com cápsulas de fechamento de garrafas diferentes possuem perfil espectral idênticos, indicando que ambas apresentavam a mesma origem.


Os azeites estavam sendo comercializados para o consumidor por R$ 29,99 a unidade, totalizando um valor de quase 300 mil reais de produtos retirados do mercado, em uma única rede supermercadista.



Imagem
McDonald's relança Big Mac em versões com bacon e dobro de carne
O McDonald's anunciou o relançamento de duas versões do Big Mac, um dos sanduíches mais famosos da rede no Brasil: o Big Mac Bacon e o Duplo Big Mac.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade