O feriado de Ano Novo teve 58% menos acidentes nas estradas do Paraná do que na passagem de 1999 para 2000. Do dia 30 dezembro até 1º de janeiro aconteceram 145 acidentes, com 153 feridos e 8 mortes. No réveillon passado, entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro foram 247 acidentes, com 242 feridos e 17 mortes.
Para Péricles Silveira, da Polícia Rodoviária Federal, o que mais contribuiu para reduzir o número de acidentes foram as melhorias nas condições das estradas. De acordo com ele, os locais de maior incidência de acidentes na temporada são na BR-376, que liga Curitiba a Santa Catarina, BR-116 (Curitiba - São Paulo) e BR-277 (Curitiba - Litoral). "A BR-376 e a BR-116 estão totalmente duplicadas no Paraná e a BR-277 passou por uma boa reforma nos últimos tempos", explica Silveira.
Segundo Silveira, até agora foram feitas poucas autuações. Ele acredita que grande parte das multas foi registrada nas regiões próximas às fronteiras com o Paraguai e Argentina. A decisão judicial prevê a retenção do veículo até a quitação do débito, o que pode ser feito em qualquer banco credenciado ou diretamente ao policial que lavrou a multa, mediante recibo.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Leia mais em reportagem de Maigue Gueths, na Folha do Paraná desta quarta-feira