O primeiro semestre de 2013 foi menos violento em Curitiba do que o panorama de criminalidade vivido pela população no ano de 2012. A taxa de homicídios na maior cidade do Paraná teve queda de 22% na comparação com o mesmo período de 2012. Foi o primeiro trimestre menos violento na capital desde 2007.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) nesta quarta-feira (15). Nos três primeiros meses de 2013, segundo dados divulgados pela SESP, foram assassinadas 137 pessoas em Curitiba, enquanto em 2012 foram 176 pessoas mortas de forma violenta.
Segundo dados da SESP, o índice apresentado pela capital nos três primeiros meses de 2013 foi o menor desde que a secretaria iniciou a divulgação do relatório estatístico, em 2007. Naquele ano, foram assassinadas 144 pessoas no mesmo período.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Em 2013, segundo a SESP, apesar da implantação de cinco Unidades Paraná Seguro (UPSs) o bairro que concentra mais mortes violentas é a Cidade Industrial, com 24 casos, seguido do Tatuquara, com 19 mortes e Sítio Cercado, com 12 - os dois bairros também possuem UPS.
Mesmo com a queda acentuada nos últimos seis anos, a capital paranaense ainda apresenta taxa de homicídios acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na cidade, 30,8 pessoas foram mortas para cada 100 mil habitantes. A OMS considera como teto o índice de 10 mortes violentas para cada 100 mil pessoas.