O Disque Idoso Paraná registrou 4,8 mil atendimentos em 2011. O número é 22% superior ao de 2010, quando foram registradas 3,9 mil ligações. Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio do número 0800 410001, o serviço tem o objetivo de orientar as pessoas idosas sobre seus direitos e deveres, além de incentivar os cidadãos a denunciarem situações de maus tratos contra os mais velhos.
Segundo a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que coordena o Disque Idoso, do total de ligações recebidas no ano passado, 2.478 foram pedidos de orientações e informações. As principais dúvidas foram sobre legislação (739 atendimentos), estatuto do idoso (392), saúde (269), políticas públicas (236) e transporte (140).
As denúncias somaram 2.309 ligações, quase todas relacionadas a maus tratos. O serviço registrou 402 denúncias de agressões verbais e psicológicas, 400 de negligência e abandono, 297 de apropriação indébita, 252 de agressões físicas, 237 de vulnerabilidade e 122 de abusos, entre outras.
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Para o secretário Luiz Claudio Romanelli os números mostram que o paranaense está, cada vez mais, exercendo sua função como cidadão e se preocupando com o bem estar das pessoas idosas. "O aumento das ligações aponta a conscientização das pessoas, que não toleram mais os maus tratos contra os idosos", afirmou.
De acordo com a coordenadora do Disque Idoso, Dulce Maria Darolt, de todas as ligações recebidas, cerca de 10%, vieram dos próprios idosos. "Grande parte vem de vizinhos, amigos e pessoas da família. A maioria das ligações é anônima e aqueles que se identificam têm seu nome preservado", explicou.