Em comum acordo, Governo do Paraná e concessionária CCR RodoNorte vão antecipar as obras do Contorno de Campo Largo, na BR 277. Será o fim de um grande transtorno para os moradores da cidade e usuários da rodovia, que liga o interior do estado à capital paranaense e corta ao meio o município da Região Metropolitana. A estrada também é o principal corredor de exportação de todo o Paraná (Campos Gerais, Norte, Centro e Oeste) e do Mercosul para o Porto de Paranaguá.
Previsto no contrato de concessão para início somente em 2014, a transposição da BR 277 começa nesta sexta-feira (25). O lançamento da pedra fundamental da obra será no KM 114 da BR 277, entrada do município de Campo Largo, às 11 horas desta sexta, com a presença de autoridades, entre elas o governador Beto Richa, o presidente da CCR RodoNorte, Sílvio Marchiori e de prefeitos da região.
O custo será de R$ 70 milhões e seu traçado prevê a construção de 11 quilômetros de uma nova rodovia, com um viaduto, duas trincheiras, uma ponte e modernização de dois viadutos já existentes. O complexo rodoviário terá ainda duas rotatórias e vai utilizar 57,5 mil toneladas de massa asfáltica, gerando 1.600 empregos diretos e indiretos, dando suporte ao desenvolvimento futuro da cidade, garantindo mobilidade pelas próximas décadas.
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Como o traçado do desvio vai ocupar parte da PR 423 (Araucária – Campo Largo), este trecho da rodovia estadual também será recuperado pela CCR RodoNorte. A manutenção deste trecho da rodovia também é uma reivindicação dos usuários da estrada, que não faz parte da concessão. A estrutura dará acesso total à comunidade que margeia a rodovia.
Este é o segundo fruto do diálogo entre o Governo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, e a concessionária CCR RodoNorte. O primeiro foi a Passarela Ecológica, avaliada em R$ 1,5 milhão, que começou a ser construída nesta semana no Parque Barigui, em Curitiba, sem custos para o contrato de concessão.