Organizações não governamentais devem realizar na próxima sexta-feira (9) uma manifestação na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, para pedir mais atenção por parte do poder público no apoio para atendimento de crianças e adolescentes mantidas em abrigos. O movimento é liderado pela Rede de Instituições de Acolhimento de Curitiba e Região Metropolitana (RIA).
No ato, os membros das Ongs devem pedir para que as esferas públicas desburocratizem o apoio dado a casas lar e instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. Segundo Renan Gustavo Costa Ferreira, membro da RIA e coordenador de uma casa lar na Região Metropolitana, o atendimento não consegue ser subsidiado por completo pelo Estado.
"O financiamento hoje é baixo para um sistema bastante complexo e que precisa de apoio do governo". Segundo Ferreira, os direitos das crianças e adolescentes nessas condições precisam ser garantidos pelo poder público.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
"Precisa ter uma relação mais próxima das secretarias, que devem ser mais unidas para garantir esses direitos", opina ele, ao dizer que, em muitos casos, algumas secretarias de governo deixam de dar o apoio porque seria a assistência social o órgão responsável pelo apoio governamental – e não outras secretarias, como saúde e educação. O ato está programado para as 16 horas de sexta-feira.