O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) instaurou procedimento administrativo para averiguar a real necessidade da padronização de plugues e tomadas no mercado brasileiro, que está sendo promovida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmento).
Baseando-se em normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Inmetro estabeleceu um padrão de tomadas e plugues que substituirá definitivamente os diferentes modelos produzidos na atualidade. O MPF quer verificar se a padronização é realmente necessária, se os custos que serão impostos aos cidadãos se justificam e se o padrão determinado pelo Inmetro é o mais adequado.
De acordo com o Inmetro, a padronização das tomadas e plugues tem como principal objetivo propiciar uma maior segurança à população. O procedimento administrativo do MPF foi instaurado para esclarecer o porquê de se impor um novo padrão de plugues e tomadas adotado exclusivamente no país.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Com a padronização promovida pelo Inmetro, os brasileiros terão que modificar as instalações elétricas de suas casas. O MPF verificará se não há formas mais simples e menos onerosas para alcançar um nível de segurança mais elevado.