Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Muralha Digital

Paraná aposta em tecnologia para monitorar ações e facilitar trabalho da polícia local

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 fev 2021 às 16:19
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O governo estadual do Paraná aposta no aumento do eficiente tecnológico como medida facilitadora do trabalho da polícia local. No último dia 5, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da inauguração do Centro de Controle da Muralha Digital, projeto elaborado pela prefeitura de Curitiba para melhorar a gestão do trânsito, da segurança pública e monitorar os eventos climáticos da região.

As mais de mil câmeras integradas ao projeto serão destinadas ao monitoramento em tempo real e contribuirão com o efetivo do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do governo do estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É uma parceria importante, estratégica para o Paraná e para Curitiba. O projeto usa o que há de mais avançado em termos tecnológicos e ampara com imagens e dados as forças de segurança, que cumprem seu trabalho de proteger os cidadãos e coibir a criminalidade”, afirmou Ratinho Junior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra

Imagem de destaque
Tinham entre 18 e 36 anos

Três vítimas de desabamento de laje no litoral do Paraná são sepultadas

Imagem de destaque
Luto em live do Facebook

Repórter cobre acidente e se depara com a morte da própria filha em Faxinal


A integração fez parte de um convênio firmado em agosto de 2020, que proporciona à prefeitura de Curitiba o compartilhamento de dados e a utilização das câmeras de monitoramento do estado. No total, o investimento para a integralização dos sistemas em Curitiba custará R$ 28 milhões. De acordo com o governo do estado, 28 contratos deste tipo com outros municípios já foram firmados.

Publicidade


"O governo do estado terá recursos do Ministério da Justiça para expandir esse sistema de monitoramento e inteligência para a Região Metropolitana de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu”, disse. "Hoje, segurança pública se faz de duas maneiras no mundo todo: presença física do policial nas ruas, garantindo a segurança da população, e tecnologia, que vem para reforçar e otimizar o trabalho desses policiais”, ressaltou o governador.


Para a operacionalização ideal, há ainda a necessidade de assegurar equipes de monitoramento que, ao mínimo sinal adverso, mandarão homens do efetivo policial. Existe também a expectativa pela abertura de concursos para a Polícia Militar do estado (PM PR), que poderá aumentar o número de profissionais à disposição.

Publicidade


Queda de furtos e roubos no estado

O Paraná vive um declínio no número de furtos e roubos. Entre janeiro e setembro, o índice caiu 15,7% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo o relatório estatístico criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Ao todo, foram 130.034 episódios nos primeiros nove meses deste ano, ante 154.411 registros do ano passado.


Apenas em roubos o estado apresentou uma redução de 30,7%, com 25.918 registros. Em 2019, foram 37.405. Ponta Grossa (-36,5%), Maringá (-36,1%), Curitiba (-33,8%), Paranaguá (-29,4%) e Foz do Iguaçu (-28,9%) foram as áreas com o maior percentual de queda no período de análise.


Os furtos caíram 11%. Isso representa a redução de 12.890 episódios entre um ano e o outro. Entre os municípios que mais registraram a diminuição estão: Foz do Iguaçu (-21,6%), Cascavel (-19,1%), Paranaguá (-17,7%), Ponta Grossa (-10,9%) e Maringá (-9,2%).

O relatório também aponta queda nos furtos e roubos em ambientes públicos, residências, comércios e de veículos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade