Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Menor taxa de recusa familiar

Paraná continua na liderança do ranking de doação de órgãos

Reportagem Local
03 set 2024 às 09:15

Compartilhar notícia

- Albari Rosa/Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) celebra o setembro verde: mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. 


O Paraná se mantém como o Estado com maior número de doações por milhão de população (pmp) no País, de acordo com relatório da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De janeiro a março, o Estado registra 41,6 doações pmp, seguido por Rondônia (40,5 pmp), Santa Catarina (39,4 pmp) e Rio de Janeiro (26,9 pmp). A média nacional é de 19,1 pmp.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Ainda segundo a ABTO, o Paraná também possui a menor taxa de recusa familiar no País, de 25% – 53 dentre as 209 entrevistas realizadas no mesmo período. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.

Publicidade


“Todo esse trabalho de salvar vidas por meio das doações e transplantes de órgãos só é possível graças à solidariedade do povo paranaense que, em meio a um momento de dor com a perda de familiares e entes queridos, decide realizar a doação e possibilitar que mais vidas sejam salvas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.


Os órgãos doados são disponibilizados para pacientes que precisam de transplantes e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por Estado ou região e monitorada pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes).


No Paraná, 3,8 mil pessoas aguardam por um transplante, sendo a maioria por transplantes de rim (2.134 pessoas), seguido por córneas (1.420), fígado (245), coração (41), rim/pâncreas (19), pulmão (10) e pâncreas (2).


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Paraná lidera ranking de doação de órgãos
Setembro Verde: Paraná lidera doações de órgãos no Brasil. Conheça dados e a importância da solidariedade na doação e transplante de órgãos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo