A BioFach América Latina, feira que é realizada anualmente em Nüremberg (Alemanha), Tóquio (Japão), Washington (Estados Unidos) e Rio de Janeiro (Brasil), terá início nesta quinta-feira, no Parque Newton Freire-Maia, em Pinhais, no Paraná. Autoridades em produção de orgânicos de todo o mundo estarão no evento paranaense.
Esse encontro de especialistas começou a ser discutido e organizado pelo Governo logo após a visita do governador Roberto Requião, em fevereiro passado, à feira que é realizada na Alemanha. Ela reuniu dois mil expositores de 36 países, inclusive do Brasil, e é a maior do mundo no segmento.
O evento paranaenses também contará com a presença da cubana Maura Marta Monzote, que em 1996 recebeu o prêmio Nobel Alternativo pelos pesquisas que desenvolveu na produção de orgânicos na ilha comandada por Fidel Castro. A pesquisadora, chefe do Departamento de Pecuária e Pesquisa em Pastagens e Forrageiras do Ministério de Agricultura, vai encerrar a reunião.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
A meta do Governo do Paraná é aprofundar a discussão da produção de orgânicos da América Latina e as medidas que os governos podem adotar para incentivar os micro, pequenos e médios agricultores da América Latina a aumentar o cultivo sem agrotóxicos. Os riscos da produção de alimentos transgênicos nos países latinos também serão debatidos pelos especialistas.
Além disso, os participantes vão debater os benefícios para o ser humano no consumo de produtos orgânicos e os riscos ao meio ambiente com o constante aumento do uso de herbicidas e agrotóxicos em toda a América Latina.
Informações da AEN