O governador Beto Richa afirmou que o Estado vive um novo ciclo de atração de investimentos produtivos e, em seis meses, já negocia a instalação ou ampliação de plantas industriais com 70 empresas interessadas em utilizar incentivos do programa Paraná Competitivo. "Hoje existe diálogo, investimento em infraestrutura e, principalmente, segurança jurídica", afirmou Richa, convidando os industriais paranaenses a acessar os benefícios do programa para ampliar a produção.
A afirmação foi feita durante a solenidade de abertura do Congresso Paranaense da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba e que tem como tema central a competitividade. No evento, Richa disse que o governo trabalha em parceria com entidades do setor privado e o governo federal para aprofundar a formulação de uma política industrial efetiva para o Paraná. "Estamos atuando na definição de diretrizes que contemplem as diferentes cadeias produtivas, do processamento e transformação industrial às atividades de distribuição e suporte", informou.
De acordo com o governador, o propósito da política será o de sincronizar vários mecanismos técnicos, fiscais e econômicos para permitir, entre outras coisas, a produção de produtos com maior valor agregado. "Esta estratégia abre novos desafios, e um deles é harmonizar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente", completou. "Nosso interesse é fortalecer a indústria para gerar riquezas, empregos e qualidade de vida para os paranaenses", ressaltou o governador.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Para o presidente da Federação, Rodrigo da Rocha Loures, é vital para o Paraná construir uma política industrial própria, que esteja alinhada com a estratégia federal de estímulo à produção, hoje chamada de Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). "A política industrial é algo que tem a ver com outras políticas públicas. Alcançar bons níveis de competitividade exige esforços das empresas, do país, dos estados e das cidades", disse ele.
Richa destacou que o Congresso Paranaense da Indústria serve para fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor produtivo. "É um propósito nobre que está em linha com os princípios fundamentais de nossa gestão à frente do governo do Estado. Estaremos sempre abertos ao diálogo e à parceria com os demais setores da sociedade", afirmou ao apresentar um balanço das primeiras medidas para modernização da infraestrutura paranaense.