Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Paraná volta a registrar "Scrapie" em ovinos

Redação - Bonde
04 abr 2003 às 15:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento identificou a ocorrência de um caso de "Scrapie", doença de origem nervosa que ataca o cérebro de ovinos, numa propriedade do município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ovelha foi sacrificada no último dia 27, para que o material fosse recolhido e enviado para análise no laboratório da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, único credenciado pelo Ministério da Agricultura para identificação da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado do exame foi positivo, informou o diretor do Departamento de Fiscalização e Sanidade Animal, da Secretaria da Agricultura, Felisberto Baptista.

Leia mais:

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho

Imagem de destaque
160 veículos

Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes


A ovelha doente pertencia ao rebanho de ovinos da Fazenda Experimental Gralha Azul, de propriedade da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).

Publicidade


A propriedade foi interditada e o rebanho de ovinos, com 123 animais, permanece isolado.


O caso já foi comunicado à Organização Internacional de Epizootias (OIE) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conforme estabelecem os acordos internacionais.

Publicidade


A Secretaria da Agricultura está aguardando quais providências deve adotar em relação ao rebanho isolado, que serão definidas pelo serviço de Defesa Sanitária Animal, do Ministério da Agricultura, em Brasília.


O último caso ocorrido no Paraná foi em 2001, quando a Scrapie foi identificada numa propriedade de Candói, município próximo a Guarapuava.

Publicidade


Na época, o Ministério da Agricultura determinou o sacrifício de 505 animais, que pertenciam à linhagem dos animais doentes. Os animais foram identificados após rastreamento da descendência.


A Secretaria da Agricultura está fazendo um levantamento retrospectivo da vida do animal para identificar a possível origem da doença.

A ovelha foi comprada numa propriedade do município de Teixeira Soares, próximo a Irati, que desativou a criação de ovinos. O animal é uma fêmea, filha de animais importados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo