A Secretaria de Saúde do Paraná realiza nesta quarta-feira (30), às 14h, uma webconferência sobre o tema "Prevenção e Atenção ao Parto Prematuro" como parte das ações que marcam o Dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna (no dia 28). "O objetivo é fortalecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Saúde e municípios, além de promover a discussão e reflexão dos profissionais e comunidade sobre a prevenção da mortalidade materna", explica o secretário de Saúde, Cláudio Xavier.
Após a instituição deste dia, em 1993, os Comitês de Prevenção de Mortalidade Materna do Estado, tanto regionais quanto municipais, promovem vários eventos como reuniões, seminários, palestras e webconferências para discutir as melhores medidas para evitar os óbitos maternos. Participarão da webconferência representantes do Conselho Regional de Medicina, da Sociedade Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia e da Coordenação Estadual para Redução da Mortalidade Materna.
O presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, João Edson Taques, que será o coordenador da mesa no evento, explica que a webconferência será uma boa oportunidade para que os profissionais de saúde discutam sobre a prevenção da mortalidade materna. "A idéia do evento é enriquecer o conhecimento dos profissionais, esclarecer dúvidas dos participantes e lembrar, principalmente, que 90% das mortes maternas podem ser evitadas com a prevenção", diz.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Maternidade sem risco – Algumas orientações são importantes para que a gestação ocorra de maneira saudável e segura para mãe e para o bebê. Por isso é fundamental que a mãe realize o pré-natal desde o início da gravidez, faça pelo menos seis consultas médicas durante a gestação e prefira parto normal, sem cirurgia. Além disso, é aconselhável que as mulheres procurem o posto de saúde para assistência no período pós-parto e esperem um intervalo de pelo menos dois anos entre os partos.
Como assistir - A webconferência começa às 14h com abertura feita pelo secretário de Saúde, e segue com a realização de palestras e debates até às 17h. No endereço eletrônico (www.saude.pr.gov.br/essp) é possível visualizar um guia prático que explica como assistir a webconferência. Após a exibição ao vivo, a conferência da ficará disponível para ser baixada no site da Secretaria da Saúde.
A webconferência será voltada principalmente aos profissionais dos comitês de mortalidade materna dentro do Estado, conselhos de saúde, vigilâncias epidemiológicas, secretários de saúde e estudantes.