Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pescadores cobram indenização da Petrobras

Redação - Folha do Paraná
21 fev 2001 às 20:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a proibição da pesca na Baía de Antonina, pelo Ibama, desde a última terça-feira, mais de 500 famílias estão sem ter de onde tirar seu sustento. A Colônia de Pescadores e a Prefeitura do município se reuniram com representantes da Petrobras-Transpetro, para oficializar o pedido de auxílio financeiro às famílias, até que a pesca seja liberada.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, Hélio de Freitas Castro, está sendo solicitada uma cesta básica e uma ajuda de custo de dois salários mínimos. Essa seria uma medida de emergência para garantir a sobrevivência dessas famílias, mas nossa preocupação é também, num segundo momento, com a recuperação do meio ambiente, destacou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alguns pescadores que ainda não sabiam da proibição saíram para pescar e foram surpreendidos na hora de comercializar os peixes. Esse foi o caso do pescador Mário César Ferreira Polaski, que ficou com 10 quilos de peixe estocado, porque não conseguiu vender. "As pessoas não compram de medo de contaminação. Então, até sair o resultado das análises, nós precisamos de uma compensação", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Manoel dos Passos Pereira, pescador há 25 anos e dono de uma peixaria, também não sabia da proibição. "Nós estávamos pescando para o lado de Paranaguá, bem longe do ponto de contaminação", alegou.


Os comerciantes de Antonina também estão preocupados com a possibilidade de uma redução no movimento de turistas durante o Carnaval. Entretanto, o secretário de Meio Ambiente do município, Napoleão Luiz Peluso Junior, afirma que a vigilância sanitária fez um levantamento em todos os restaurantes da cidade para controle do estoque de pescados. "As pessoas podem ficar tranquilas, pois a fiscalização está sendo bastante rígida", garantiu.

Leia mais sobre o vazamento de óleo da Petrobras na edição desta quinta-feira na Folha do Paraná/Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo