Quarenta policiais militares do Paraná serão deslocados para Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, para garantir a manutenção do fechamento da estrada. O caminho foi fechado no último dia 13, numa operação que envolveu cerca de 250 policiais federais. A maioria deles deixou a estrada na semana passada. Agora, convênio entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar do Paraná vai reforçar a proteção do parque.
A parceria foi firmada nesta quarta-feira, por determinação do ministro do Meio Ambiente Sarney Filho. De acordo com ela, os policiais militares paranaenses devem reforçar o trabalho dos quinze policiais federais que guardam o parque e garantir a integridade do local.
A Estrada do Colono foi fechada no último dia 13, em cumprimento da decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 4º Região. O trecho de 17,6 quilômetros cortava ilegalmente o parque e colocava em risco a biodiversidade do local. A decisão gerou polêmica entre os moradores e lideranças políticas favoráveis à abertura do caminho.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
A região cortada pelo estrada sofreu alterações ambientais nos últimos anos, conforme mostra o "Atlas da Fauna Ameaçada em Extinção", do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Segundo a publicação a exploração inadequada do caminho foi um dos fatores que contribui para essas alterações, como a redução de 50% no número de onças pintadas no parque na última década.