Um total de 300 policiais, sendo 280 policiais militares e 20 policiais civis ocupam a Vila Osternack, no bairro Sítio Cercado, de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (3), dando início á implantação da sétima Unidade Paraná Seguro (UPS) na capital.
Nessa primeira etapa, a policia faz a preparação da área para a implantação de fato da UPS. Nesta manhã, os agentes se concentram na rua Eduardo Pinto da Rocha, uma das mais movimentadas do bairro, onde fazem a abordagem de veículos e pessoas.
Até domingo (5), os 300 policiais vão permanecer na região. Nesse período, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) vai definir quantos agentes deverão ficar de forma definitiva na Unidade. "É importante frisar que o policiamento é permanente, ele não vai embora. A quantidade do efetivo que vai permanecer na Vila Osternack será definida nos próximos dias, dependendo da dinâmica do fim de semana", afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. A sede da UPS será inaugurada na segunda-feira (6), na rua Eduardo Pinto da Rocha.
Leia mais:
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
O trabalho de pacificação já havia começado semanas anteriores, quando a Polícia Civil prendeu 37 pressoas acusadas de crimes como homicídios e tráfico de drogas. Ainda restam seis mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nesta sexta-feira. Também foram apreendidos na operação 2 Kg de crack e 4 kg de maconha.
Segundo o secretário, a Vila Osternack foi escolhida para receber a UPS por causa do alto índice de homicídios da localidade. Levantamento da Sesp mostra que o Sítio Cercado concentrou 8,48% das mortes violentas ocorridas em Curitiba entre janeiro e julho deste ano. De389 homicídios na Capital, 33 aconteceram nessa região. O bairro é responsável também por 4,71% dos roubos ocorridos na Capital nestes sete meses. De 14.545 roubos registrados em Curitiba, 685 foram nesse bairro.
O Sítio Cercado concentra uma população de cerca de 120 mil pessoas, o correspondente a 6,6% da população curitibana. Só na Osternack são 5 mil pessoas. Além da Vila Osternack, a UPS deverá atender também vilas vizinhas, como o Ganchinho.
Essa é a sétima UPS a ser instalada pelo governo em Curitiba. Até o final de 2012, segundo o secretário, serão instaladas mais duas unidades, uma na região metropolitana de Curitiba e uma no interior.
Em Curitiba, a primeira UPS foi implantada em março no bairro Uberaba; seguida do Parolin, em maio; e da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que recebeu três unidades, em julho.