O serviço de intermediação de mão de obra da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social fechou o primeiro semestre com um saldo positivo para as pessoas com deficiência.
De janeiro a junho, o número de vagas abertas no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência foi de 1.485. Um total de 2.177 candidatos foram encaminhados para seleção.
"Um levantamento feito pelo Programa apresentou números que surpreendem, já que a maior dificuldade enfrentada é a falta de qualificação e de escolaridade da maioria dos inscritos", diz o coordenador do projeto José Simão Stczaukoski.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
As agências e postos de atendimento que mais se destacaram no programa em Junho foram nas cidades de Curitiba, com 167 encaminhados, e de Londrina, com 109 encaminhados.
Visando a melhoria da qualificação dos inscritos na agência do trabalhador, o programa fez um convênio com o SESC-PR que oferece cursos de datilografia, braile, digitação, Soroban (ábaco japonês), além de idiomas como inglês e espanhol.
A Secretaria está em negociação também o Senac para que se realizem novos cursos e está propondo um acordo com a Secretaria da Educação para que sejam indicados professores aptos para ministrarem esses cursos.
O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência é um programa da Agência do Trabalhador e da Coordenação Estadual do Sistema Nacional do Emprego (SINE), que tem como objetivo principal atender pessoas com deficiência e intermediar a relação entre empresa e inscrito.