O termo de desapropriação amigável do imóvel e de todas as instalações do Cemitério Parque Jardim das Acácias, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), foi formalizado pelo prefeito Sérgio Onofre (PSC) na quarta-feira (2). Por meio do documento, o município tomou posse da área, passando a administrar o local.
A iniciativa foi conduzida por meio da Procuradoria Jurídica do município e pela secretaria do Meio Ambiente. "Esta é uma luta de anos da atual gestão e agora conseguimos toda a formalização legal. Serão respeitados todos os contratos com as pessoas que já adquiriram jazigos no Acácias. A Prefeitura vai gerenciar todos os serviços. E assim que estiver estabilizado administrativamente vai passar a comercializar novos jazigos”, pontua o secretário municipal do Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Segundo o prefeito, é um passo positivo para solucionar a falta de vagas no cemitério municipal. “ Uma vitória para o município de Arapongas, que necessita de uma ampliação neste sentido. Hoje para aprovar um cemitério junto ao IAT leva, em média, uns cinco anos. O cemitério municipal está praticamente sem espaço para novas covas e essa desapropriação traz mais dignidade para as famílias”, comenta.
Ainda conforme Onofre, o Cemitério Parque Jardim das Acácias conta com 14 mil covas, o que deve solucionar por aproximadamente 30 anos a falta de espaço para sepultamentos. “Em breve, estaremos funcionando o novo cemitério”, destaca.
Acompanharam o encontro o diretor do Meio Ambiente, Jacídio da Silva, secretário de Segurança, Paulo Argati, e o gerente do Cemitério Municipal, Albino Amaral.