A Prefeitura de Curitiba economizou pelo menos R$ 163 milhões este ano, com o corte de despesas administrativas. O montante, ainda parcial, representa redução de 6,89% em relação ao valor gasto em 2012 em itens como viagens e estadia, material de consumo, locação de veículos, telefonia, água e energia elétrica.
A economia foi obtida a partir de um rigoroso processo de avaliação dos gastos, busca de eficiência e revisão de contratos.
Um dos itens que apresentaram maior redução foi o de materiais de consumo. De janeiro a novembro, a Prefeitura reduziu em R$ 18 milhões o gasto com papel, canetas, água potável, cartuchos e toners para impressoras, envelopes e pastas, entre outros itens.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A despesa com água e energia elétrica foi R$ 1,042 milhão menor até agora, economia obtida principalmente a partir de adequações operacionais em equipamentos elétricos e da racionalização do uso.
Com telefonia, o gasto passou de R$ 1,7 milhão para R$ 750 mil – economia, portanto, de R$ 1,27 milhão, graças, entre outros aspectos, à alteração na forma de contratação do serviço de telefonia celular.
Revisões de contratos também permitiram redução expressiva, de R$ 1,337 milhão, nos gastos com segurança monitorada.
A Prefeitura obteve ainda uma redução de 21% nas despesas com viagem, que caíram de R$ 1,34 milhão em 2012 para R$ 1,05 este ano.
Também chama a atenção a redução dos gastos do gabinete do prefeito. Com viagens e estadias, o valor despendido pelo gabinete passou de R$ 123.864,34 em 2012 para apenas R$ 16.489,78 este ano, até novembro.
O gabinete do prefeito e a Secretaria de Governo Municipal devolveram este ano à empresa contratada 14 veículos e motoristas. Com isso, houve uma economia de R$ 1,38 milhão este ano.
O gasto do gabinete com recepções, refeições e cafés da manhã (para eventos e recepção a visitantes) caiu a menos da metade: de R$ 229 mil em 2012 para R$ 104 mil este ano.
"Colocamos a casa em ordem. Toda essa economia permitiu pagar centenas de fornecedores que estavam sem receber e parcelar o restante da dívida", afirma o secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi.
Novas revisões de contratos e medidas para racionalizar gastos estão sendo estudadas para o próximo ano.