Em alguns dias, Maringá vai contar com um serviço oficial de análise da qualidade dos combustíveis. O Procon está firmando um convênio com a UEM, que colocará à disposição do órgão os laboratórios dos departamentos de Química e Engenharia Química para análise dos produtos vendidos nos postos da cidade. As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação.
De acordo com o diretor do Procon/Maringá, Ezaquel Elpídio dos Santos, os dois laboratórios têm estrutura para atender a demanda. "O convênio está em fase de legalização. Daqui a poucos dias já poderemos contar com os laboratórios da UEM para começar a resolver a questão dos combustíveis em Maringá", avalia o diretor.
Santos ressalta que o trabalho de fiscalização será facilitado, tendo em vista que hoje a análise de combustíveis só pode ser realizada em Curitiba.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A partir do convênio firmado com a UEM, as análises passarão a ser solicitadas quando o consumidor protocolar reclamação no Procon ou quando forem constatadas irregularidades nas fiscalizações de rotina que o órgão fará nos postos de combustíveis.
Além deste convênio, o Procon também está trabalhando, em parceria com o Ministério Público, para a implantação de um laboratório credenciado pela ANP – Agência Nacional de Petróleo – na UEM. "Este trabalho já está bastante adiantado. O projeto do laboratório já foi encaminhado à ANP e acreditamos que, dentro de pouco tempo, Maringá vai sediar o segundo laboratório de análise de combustíveis do estado", afirma Elpídio dos Santos.