Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Procon fiscaliza cobrança de caução em hospitais

Da Redação - Folha do Paraná
06 set 2001 às 21:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon de Maringá começou hoje (06/09) a notificar os hospitais que exigem depósito caução para atender pacientes e que não exibem tabelas de preços dos procedimentos. Dos sete hospitais instalados na cidade, cinco serão fiscalizados pelo Procon. Apenas o Hospital Universitário (HU) e o Sanatório de Maringá ficarão de fora da fiscalização.
De acordo com o diretor do órgão, Adilson Reina Coutinho, é expressivo o número de reclamações de usuários contra os hospitais locais. A maioria, segundo ele, denuncia a exigência de depósitos de caução antes do atendimento. 'Os hospitais podem cobrar pelo serviço prestado, mas jamais condicionar o atendimento ao depósito em caução. Isso é coação', disse Coutinho. Ele conta que um dos casos registrados no Procon é de um jovem que prestou socorro a uma vítima - mesmo sem conhecê-la - e ao chegar no hospital foi informado de que os procedimentos médicos só seriam realizados mediante a caução. 'A pessoa nem conhecia a vítima e mesmo assim se viu obrigada a deixar um cheque no hospital para que fosse feito o atendimento emergencial', afirmou Coutinho.
A falta de uma tabela de preços também é outra irregularidade encontrada na maioria dos hospitais de Maringá, conforme o diretor do Procon. 'As consultas com especialistas são cobradas de acordo com a cara do paciente', denuncia Coutinho. Os hospitais notificados, conforme Coutinho, estão sendo orientados a abandonarem a prática do depósito caução e a estabelecerem uma tabela de preços, inclusive para consultas especializadas.

Leia mais na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo