A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) chegou a 65.073 atendimentos neste ano, entre orientações e reclamações por telefone, pessoalmente, pela internet, bem como consultas ao cadastro. O balanço parcial de 2002 (até o final de julho), dá uma média de 452 pessoas atendidas por dia útil. "Os registros vêm mantendo o mesmo patamar do ano passado em razão de ações desenvolvidas pelo órgão", afirma o coordenador do Procon, Naim Akel Filho.
A área de serviços continua sendo a mais reclamada pelos consumidores. Este setor mantém há cinco anos a primeira posição no "ranking". Nesta área são atendidos, entre outros, assuntos como telefonia (fixa e celular), escolas e a prestação de serviços gerais como marcenaria, pedreiros, encanadores e oficinas. Cerca de 30% do total de atendimentos deste ano referem-se a serviços, com 22.395 registros.
Em 2002, o índice das áreas mais reclamadas mostra uma alteração na classificação. O segundo lugar, posição que era tradicionalmente ocupada por produtos, passou para assuntos financeiros, com 12.618 consumidores atendidos.
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A reclamação sobre produtos caiu para o terceiro lugar com 10.495 atendimentos, que se referem a problemas de peças de vestuário, acessórios e vendas de veículos. Na seqüência estão habitação (4.854 atendimentos), saúde (2.389), consórcio (1.185) e alimentos (784). Foram ainda atendidas e orientadas 10.353 pessoas sobre questões que não são relativas a consumo, além de outros tipos de serviços.
O atendimento do Procon é gratuito e o consumidor pode utilizar o "Disque Procon 0800-41-1512", ou comparecer à rua Francisco Torres, 253, Centro, em Curitiba, para esclarecer suas dúvidas, obter assessoramento e abrir reclamações. Pedidos de orientação e informações podem ser encaminhados pelo e-mail : [email protected]. Nas principais cidades do Estado, o atendimento é realizado pelos Procons municipais.