Professores e funcionários aposentados do setor de Educação do Estado fizeram nesta terça-feira um manifesto no centro de Curitiba para reivindicar o reajuste dos salários. Eles alegam estar sem aumento desde agosto de 1995, acumulando perda de 65%. Eles se concentraram na Boca Maldita e de lá partiram em passeata até a Catedral Basílica Metropolitana, onde participaram de um culto ecumênico.
Segundo o presidente do Sindicato dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), Romeu Gomes de Miranda, os servidores passariam a noite em vigília, nas escadarias da igreja, para tentar sensibilizar o governador Jaime Lerner a recebê-los e negociar o reajuste dos salários.
Nem mesmo os 77 anos de idade impediram Alice Marzani - uma das professores mais antigas - a participar da manifestação. Aposentada há 25 anos (depois de prestar serviços durante 34 anos), ela recebe R$ 520,00 de aposentadoria. Alice afirma que se não fosse a pensão que recebe do marido não teria como arcar com as despesas de aluguel e, muito menos, ajudar os familiares.