Cerca de 200 pessoas participaram de um protesto na tarde desta segunda-feira (9) na praça de pedágio da BR-369 em Jataizinho, norte do Paraná. Professores de Assaí, São Sebastião da Amoreira, Nova América da Colina, Santa Bárbara e Jataizinho manifestaram contra o pacote de medidas fiscais anunciado pelo governo do estado, que prevê corte de gastos em diversas áreas.
Entre as medidas, 12 mil professores serão remanejados de funções administrativas para retornarem às salas de aula. Está previsto também o fim do quinquênio para a categoria, além do teto de aposentadoria em R$ 4,6 mil.
Durante o protesto, as cancelas não foram liberadas e os veículos continuaram pagando a tarifa de R$ 16,10 normalmente. "Este não era o foco. Nosso objetivo era deixar a população consciente do que está acontecendo", afirmou a professora Maria Isabel Pessoa, de Assaí.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A manifestação terminou por volta das 17h. Parte dos professores irá para Curitiba na noite desta segunda para se juntar à mobilização prevista para esta terça na capital, quando o 'pacotaço' deve ser votado na Assembleia Legislativa.