O vereador Dirceu Moreira (PSL) apresentou projeto de lei que estabelece em Curitiba a adoção do sistema de fosses sépticas em locais desprovidos de rede pública coletora. A proposição regulamenta o atendimento àqueles usuários que deixaram de ser atendidos pelos serviços da concessionária de esgoto.
"O sistema proposto, que consiste de fossa séptica, filtro anaeróbico e caixa de cloração, vem sendo praticado na nossa capital, com sucesso, pois não causa nenhum impacto no meio ambiente e é aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)", justifica o parlamentar.
O projeto prevê que o procedimento de coleta e a destinação dos efluentes líquidos já tratados só poderão ser realizados por empresas devidamente cadastradas junto ao órgão ambiental do município. "Sistema semelhante vem sendo implantado pela Prefeitura Municipal de Joinville (SC), que conseguiu eliminar a poluição do Rio Quiriri, recebendo inclusive um prêmio Super Ecologia por isso", afirma Moreira.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
"A aprovação desta proposição representará um grande passo na preservação do nosso meio ambiente, e a manutenção dos nossos mananciais que se encontram em avançado estado de degradação", completa.