A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Paraná vota nesta quarta-feira (7) o projeto de lei que muda a forma de gestão dos hospitais universitários ligados às universidades estaduais.
Enviada em regime de urgência pelo governo, a proposta estava na pauta desta terça-feira (6) da CCJ, mas a votação foi adiada após um pedido de vistas.
Deputados da base de apoio ao governo de Ratinho Junior (PSD) construíram um acordo durante o dia para apresentar emendas que atendem a algumas reivindicações dos diretores dos hospitais universitários.
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
A proposta gerou reação contrária por parte de estudantes, professores, servidores e entidades, pois abriria a possibilidade de terceirização ou privatização da parte assistencial das instituições.
Uma das emendas altera a composição do Conselho Superior de Assistência Hospitalar, que passará a contar com representantes de quatro hospitais, em vez de um.
Outra mudança tira da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) o poder de autorizar a contratação de fundações privadas para os hospitais e deixa a decisão a cargo das instituições.
Se for aprovado nesta quarta, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Saúde e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior antes de ser votada pelo plenário.