Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Campo Mourão pretende limitar o número de cães e de gatos para cada residência do município. De acordo com a proposta, nenhuma casa poderá ter mais do que 10 cachorros ou 10 gatos com idade superior a três meses. Quem descumprir a lei poderá levar uma multa de cerca de R$ 11,00.
A proposta é do vereador Edson Battilani (PPS), um agrônomo que trabalha no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e que já foi secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Um dos objetivos, afirma ele, é evitar o sofrimento dos animais.
O projeto de Battilani, porém, não se limita apenas ao número de cães e gatos por residência. A proposta é um verdadeiro regulamento da posse de animais domésticos na cidade. O projeto afirma, por exemplo, que todos os gatos e cachorros deverão ser registrados na prefeitura. Os cães terão a obrigação de andaram identificados por uma plaqueta na coleira. Para a falta de registro dos animais o projeto prevê uma multa de R$ 6,00.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
* Leia mais em reportagem de Sid Sauer na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira