A formatura da primeira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Curitiba será nesta terça-feira (3), às 19h, no teatro Ópera de Arame. 367 alunos vão receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de qualificação profissional.
Esses alunos foram avaliados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caeb) e obtiveram o melhor desempenho do país em matemática. Em língua portuguesa ficaram com a segunda colocação, perdendo para Porto Alegre (RS). Eles estão entre os melhores que participam do programa em todo o país.
O ProJovem faz parte da Política Nacional de Juventude, do Governo Federal. Foi implantado em 2005, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com os ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No Paraná, por enquanto, o ProJovem se desenvolve apenas na capital.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
ProJovem
Seus destinatários são jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. Aos participantes, o ProJovem oferece oportunidades de elevação da escolaridade; de qualificação profissional; e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público.
Além disso, o programa contribui para a re-inserção do jovem na escola, a identificação de oportunidades de trabalho e capacitação, a identificação, elaboração de planos e o desenvolvimento de experiências de ações comunitárias e a inclusão digital como instrumento de trabalho e comunicação.
O programa assume ao mesmo tempo um caráter emergencial - pois atende a um segmento que tem necessidade de chegar ainda jovem ao ensino médio - e caráter experimental, no curso de formação, ao basear em novos paradigmas sua proposta curricular que trata de forma integrada a formação geral, a qualificação profissional e o engajamento cívico.