Bandidos provocaram pânico e bloquearam com caminhões incendiados os acessos a Andirá, no Norte Pioneiro, para executar um plano de explosão de caixas eletrônicos no centro da cidade, na madrugada desta quarta-feira (8). A Polícia Civil acredita que a quadrilha se dividiu em quatro grupos que executaram ações diferentes, todas ao mesmo tempo, por volta das 3h30.
O alvo dos bandidos foi a agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Paraná no centro da cidade. A explosão danificou o cofre central e caixas eletrônicos da instituição. Os valores levados não foram divulgados. Os assaltantes ainda deixaram uma sacola com explosivos em frente ao cofre do banco e o esquadrão antibombas segue de Curitiba a Andirá para averiguação.
Enquanto um grupo se concentrava no ataque à agência, outros homens fizeram um cerco ao batalhão da Polícia Militar, para evitar a saída de oficiais. Disparos de fuzis foram feitos em frente à sede da PM na cidade.
Leia mais:
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Ao mesmo tempo, quatro homens renderam um caminhoneiro que trazia uma carga de soja em um caminhão bitrem, vindo de São Paulo pela BR-369. Ele foi surpreendido no momento em que reduziu a velocidade por conta de um quebra-molas, no trecho em que atravessa a área urbana de Andirá. Os assaltantes o obrigaram a seguir até o km 27 da rodovia e manobrar o veículo para que ficasse parado na perpendicular, impedindo a passagem, e atearam fogo.
O motorista foi colocado dentro do carro e levado até a outra saída da cidade, que dá acesso a Santa Mariana, onde um outro caminhão com dois motoristas, descarregado, também foi rendido. O veículo foi levado até o Rio das Cinzas, estacionado na perpendicular e incendiado. Ambos também foram colocados dentro do carro e levados para a área urbana, onde seriam utilizados como escudo.
Segundo relatos dos motoristas, havia desentendimento entre os assaltantes: enquanto um dizia para que ficassem calmos, porque não seriam machucados, outros os amedrontavam, ameaçando colocá-los amarrados sobre o capô do carro para a fuga. Os motoristas permaneceram em poder dos assaltantes por cerca de 40 minutos.
Até o momento, ninguém da quadrilha foi preso. A Polícia Civil apreendeu um Honda City com placas de Curitiba, que foi roubado na capital e possivelmente utilizado na ação criminosa. Uma caminhonete Captiva também foi apreendida na tarde de ontem, com um pneu furado. O veículo é de Londrina, mas estava com placas frias. A polícia acredita que o carro também seria utilizado no assalto, mas acabou abandonado depois que o pneu furou.
(Com informações da repórter Simoni Saris, do Grupo Folha)