Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estiagem

Rodízio de água em Curitiba e região começa na sexta

Redação - Bonde
01 ago 2006 às 12:36

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de chuva que atinge Curitiba e Região Metropolitana obrigou a Sanepar a implantar, a partir desta sexta-feira (04), o rodízio no fornecimento de água tratada. O anúncio do rodízio foi feito nesta terça-feira (01) pelo diretor de operações, Wilson Barion, e a diretora de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa. A região atendida pelas barragens Piraquara e Iraí foi dividida em sete grupos, um para cada dia da semana. Os usuários atendidos pela barragem do Passaúna não estão incluídos no rodízio.

O abastecimento de água será interrompido das 14h do dia agendado até às 16h do dia seguinte. A normalização, para as partes mais altas de cada região, está prevista para até as 22h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para evitar o rodízio, desde o agravamento da estiagem, a Sanepar adotou uma série de medidas operacionais e de gestão dos recursos hídricos disponíveis. Entre as principais ações implementadas estão a ampliação da área de atendimento pelo Sistema Passaúna; aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis na bacia incremental (rios, cavas e barragens particulares); redução da pressão nas redes de distribuição; e uma campanha de conscientização dos consumidores para uso racional da água tratada. Essas medidas - dentro da margem de segurança – permitiram assegurar a normalidade do abastecimento até agora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Porém, como a chuva que ocorreu no último fim de semana foi de baixa intensidade e não trouxe aumento na disponibilidade hídrica, em especial na região dos mananciais; considerando que o volume disponível na bacia incremental está se exaurindo; e com as previsões pessimistas do Simepar, a diretoria e o corpo técnico da Sanepar avaliaram que este é o momento de adotar o rodízio.

Publicidade


Consumo de água deve ser reduzido em 15%


A expectativa da Sanepar com o rodízio é reduzir o consumo em 15%, o equivalente a 70 mil metros cúbicos por dia. A produção média necessária para atender a demanda era de 480 mil metros cúbicos por dia. A cada sete dias de rodízio pretende-se economizar o volume extraído das barragens em um dia. Com o rodízio, a Sanepar espera superar o período de forte estiagem que afeta toda a Região Sul do Brasil.

Publicidade


A Sanepar alerta ainda que, decorrente da manutenção do sistema, poderá ocorrer desabastecimento em pequenas áreas, por tempo bem menor. Nesses casos, a população continuará a ser avisada por meio de notas de utilidade pública enviadas à imprensa com antecedência.


Bairros de Curitiba e municípios afetados

Publicidade


O rodízio funcionará da seguinte forma. Nesta sexta-feira (04), Grupo 1, primeiro dia, todo o bairro Rebouças será afetado, já Abranches, Água Verde, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Campina do Siqueira, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Parolin, Pilarzinho, Prado Velho, São Lourenço, Seminário e Vista Alegre serão parcialmente prejudicados.


No dia seguinte, sábado (05), no Grupo 2, Alto da Glória ficará totalmente sem água e os bairros Alto da XV, Bacacheri, Cajuru, Cabral, Capão da Imbuia, Centro, Cristo Rei, Guabirotuba, Hugo Lange, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Prado Velho, Tarumã, Uberaba e o município de São José dos Pinhais com o abastecimento parcialmente afetado.

Publicidade


O Grupo 3 entra no rodízio no domingo (06) e compreende Abranches, Água Verde, Ahú, Alto Boqueirão, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Boqueirão, Campina do Siqueira, Centro, Centro Cívico, Vila Fanny, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Jardim das Américas, Mercês, Parolin, Pilarzinho, Prado Velho, São Francisco, São Lourenço, Seminário, Uberaba, Vila Izabel e Vista Alegre com parte do abastecimento prejudicado.


O rodízio segue na segunda-feira (07), com o Grupo 4, e afeta toda a área do Boa Vista, Cachoeira, Santa Cândida, Taboão e Tingüi. Já Abranches, Ahú, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Cabral, Centro Cívico, São Lourenço e os municípios de Almirante Tamandaré e Colombo ficam parcialmente sem água.

Publicidade


O Grupo 5, na terça-feira (08), fica com o abastecimento totalmente prejudicado nos municípios de Pinhais e Piraquara e em algumas áreas dos bairros Cajuru, Uberaba e da cidade de São José dos Pinhais.


Na quarta-feira (09), é a vez do Grupo 6. O Bairro Alto e Xaxim ficam totalmente sem água, e Alto Boqueirão, Atuba, Bacacheri, Boqueirão, Capão da Imbuia, Ganchinho, Hauer, Jardim Social, Pinheirinho e Tarumã, além dos municípios de Campina Grande do Sul, Colombo e Quatro Barras ficam parcialmente sem o abastecimento da Sanepar.


Por último, o Grupo 7, será atingido na quinta-feira (10). Os bairros Lindóia, Novo Mundo, Portão e Santa Quitéria ficam sem água e a interrupção no abastecimento atinge parte dos bairros Água Verde, Capão Raso, Vila Fanny, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Pinheirinho, Seminário e Vila Izabel.

Informações da AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo