Conforme levantamento parcial feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), até esta segunda-feira (19) foram removidas 244 árvores derrubadas pelo temporal em Maringá na última quinta-feira, dia 15.
Segundo o secretário Vagner Mussio, desde a madrugada de quinta-feira as equipes de funcionários e equipamentos do setor de Arborização da Semusp trabalham sem parar na remoção de troncos, galhos e folhas derrubadas pelo vendaval. "No primeiro momento a prioridade foi desbloquear vias, portões de residências e reparar a fiação elétrica danificada pela queda de árvores. O trabalho envolveu cerca de 300 homens da Semusp, em conjunto com funcionários da Copel, Setran, Guarda Municipal, soldados do Corpo de Bombeiros e voluntários da Defesa Civil", diz, acrescentando que 90 por cento do trabalho de rescaldo estão concluídos.
De acordo com o secretário, para a realização dos trabalhos de limpeza e recolhimento de galhos e árvores após a ocorrência de temporais, primeiro é feita uma triagem das solicitações de contribuintes através do Corpo de Bombeiros, Semusp, Ouvidoria Municipal e Copel. Equipes da gerência de arborização e demais setores da Semusp são convocadas para atendimento emergencial na remoção de árvores que ofereçam risco à vida humana, em caso de desobstruções de vias e recolhimento posterior de galhos e lenha. São priorizados os trabalhos de retirada de árvores que estejam caídas sobre residências, carros, rede de alta tensão ou obstruindo vias públicas.
Leia mais:
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Quanto às circunstâncias em que o contribuinte tem direito à ressarcimento da Prefeitura o secretário esclarece que quem define sobre o direito ou não ao ressarcimento é a Procuradoria Municipal, com base na documentação apresentada pelo requerente. "Para isso é indispensável a apresentação da cópia dos documentos pessoais do requerente, do imóvel ou veículo, no mínimo três orçamentos de cada serviço necessário para o reparo, fotos do ocorrido, boletim de ocorrência e relatório detalhado dos fatos", detalha.
No caso de temporais, com danos em residências ou vias públicas, os telefones de emergência indicados para a população têm os números 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), 156 (Ouvidoria Municipal) e 3261-5511 (Semusp – Secretaria Municipal de Serviços Públicos).
Serviço
Mais informações: 3261-5511 (Secretaria de Serviços Públicos).