O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, acompanha, na capital paulista, a autorização para a partida para Foz do Iguaçu (PR) do rotor de uma das duas novas unidades geradoras que estão sendo instaladas na Usina de Itaipu. O rotor é uma das peças que compõe uma unidade geradora. O equipamento levou 15 meses para ser fabricado e pesa 300 toneladas, com 8,4 metros de diâmetro. Por isso, exigirá uma operação especial de transporte. A previsão é que chegue à usina, em Foz do Iguaçu, no dia 22 de março.
O rotor será implementado na Unidade Geradora 9ª, que deverá ficar pronta em fevereiro de 2004. A outra unidade, a 18ª, receberá o rotor dentro de três meses e deverá entrar em operação em maio de 2004. Com a instalação das duas novas unidades, de 700 megawatts (MW) cada, a Usina de Itaipu ampliará sua capacidade instalada dos atuais 12.600 MW para 14.000 MW.
O rotor é considerado o coração da unidade, ele é responsável transformação da energia hidráulica em energia mecânica, capaz de movimentar o gerador e, em conseqüência, produzir energia elétrica. Itaipu, considerada a maior usina em operação no mundo, abastece hoje 25% da população brasileira e 94% dos consumidores paraguaios.